Muito além de apenas estabelecer uma estrutura organizacional, pequenas empresas que estão no início de sua jornada têm dificuldades em organizar todas as atividades administrativas e operacionais. Isso geralmente ocorre pois nestes primeiros estágios a preocupação principal é gerar o maior número de negócios possíveis para fechar as contas no final do mês. Este pensamento não está errado, porém, processos mal administrados geram perdas de tempo e recursos que não são contabilizados no final do mês. Para isso não ocorrer, elaboramos 5 dicas para organizar sua empresa que está começando e se diferenciar no mercado! Confira:

01 – Estude seu negócio

Este deve ser o passo inicial, devido à grande necessidade de realizar novos negócios é normal que não estejamos atentos a nossa própria empresa em si e sim apenas no objetivo final de realizar o maior número de negócios possíveis. Porém, para evitar delongas nos processos e possíveis perdas é necessário analisar o panorama geral, esta visão macro dos processos irá auxiliar no entendimento de cada etapa quando forem analisadas mais profundamente. Em uma pequena empresa, é de fundamental importância que todas estas atividades estejam em pleno funcionamento para que quando acionadas performem de uma forma na qual recursos sejam otimizados.

Exemplos de atividades em pequenas empresas:

  • Administrativa: atividade responsável por gerenciar e administrar toda a empresa, faz a conexão de todas as atividades e redireciona o organograma conforme necessário.
  • Comercial: atividade responsável pela criação de novos negócios, é de fundamental importância que esta atividade esteja em boa performance não apenas no produto final, mas na otimização da utilização de recursos, como por exemplo de locomoção e tempo disposto para concretizar negócios.
  • Operacional: área responsável por operacionalizar as atividades que suprem o administrativo e comercial, como por exemplo suprir a necessidade de produdos de fácil disposição para comercialização, ou execução da manufatura do produto final.
  • Recursos humanos: setor responsável pela gestão de pessoas em determinada empresa, é ele que define como serão direcionados os recursos financeiros e humanos para a realização de tarefas.


02 – Tenha controle das finanças

Claro, é auto explicativo. Porém, é algo que deve ser reforçado diariamente e a todo momento que for necessário. Se você ainda não conhece quais indicadores controlar e deseja conhecer o artigo completo sobre indicadores financeiros clique aqui e confira nosso artigo de 9 dicas para uma gestão financeira de sucesso é só clicar aqui . Mas para uma breve introdução, é de suma importância que a empresa tenha na ponta do lápis os principais indicadores financeiros que envolvem a operação.

03 – Encare os erros como um aprendizado

É difícil, mas extremamente necessário para manter o moral alto e superar as adversidades que fatalmente irão ocorrer durante o período de atuação da empresa. Todo e qualquer empreendimento passou ou irá passar por alguns obstáculos que fortalecerão a empresa a longo prazo. Vivência de mercado será determinante como a empresa se sairá no futuro de sua operação.

04 – Busque por inovação

Vise sempre formas inovadoras de trabalhar com sua empresa. Inovação é um recurso diferencial que separa e muitas vezes diferencia a empresa das demais opções no mercado, portanto, se você acredita no seu produto e no seu diferencial, trabalhe com ele e busque sempre ser diferente!

05 – Trabalhe com a tecnologia a seu favor

É notável que estamos em um mundo completamente informatizado e cada vez mais conectado. A internet das coisas mudou a forma que muitas empresas trabalham e você não pode ser diferente disso! Portanto, busque por ferramentas que auxilie a encurtar suas tarefas e dê a dinâmica ideal para você executar o máximo de tarefas possíveis com o mínimo de esforço!

Conclusão

Além destas dicas ainda há um ponto crucial para uma empresa que está começando: acredite em sua proposta de valor. É imprescindível acreditar no que está fazendo e no potencial da empresa. Seja ela micro ou pequena sempre há um potencial de crescimento, portanto, acredite neste potencial e certamente os resultados virão.

E aí? O que achou? Conte para nós os maiores desafios que você encontra ao gerir a sua empresa. Se precisar de ajuda clique aqui e entre em contato com nossa equipe. Será um prazer lhe ajudar!

Se você quer conhecer uma ferramenta completa que auxilia a otimizar o tempo, automatizar atividades e ainda inovar seu negócio, clique aqui e conheça a Okton, uma empresa completamente voltada a ajudar empresas que enfrentam estes desafios e auxiliar no impulsionamento do seu negócio!