Como entender o custo final de uma operação de compra e venda?
As operações com mercadorias, produtos ou serviços são a essência da existência de uma empresa. A mercadoria em si, é todo bem móvel que está sujeito à comercialização, as operações com mercadorias constituem na atividade principal de grande parte das empresas comerciais.
O custo de aquisição de um estoque representa o total de gastos para adquiri-lo. Integram o custo todos os gastos necessários até o momento em que as mercadorias ou matérias-primas estejam em condições de serem comercializadas ou industrializadas.
Portanto, todos os gastos como: frete, seguros, armazenagem, embalagem, compõe o custo da mercadoria que irá entrar no estoque, os impostos incidentes nas operações de compras, quando recuperáveis, não integram o custo.
Cálculo do custo de aquisição
Compras brutas;
– Impostos recuperáveis;
– Descontos, devoluções e abatimentos;
+ Frete;
+ Seguro.
Compras brutas
As compras Brutas representam nada mais do que o valor total das compras de mercadorias do período.
Impostos recuperáveis
De acordo com a Constituição Federal o IPI e ICMS são impostos não cumulativos, isso quer dizer que o tributo incidirá somente no valor acrescido, ou seja, o imposto que for pago em uma etapa anterior será descontado na etapa na próxima etapa.
O ICMS - Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – é de competência dos Estados, e está prevista em Lei Complementar. O ICMS devido é informado na nota fiscal em coluna própria e ele não integra os valores do estoque.
O IPI – Imposto sobre produtos industrializados- esse, com suas disposições descritas em Decreto, que regulamente sua arrecadação, é um imposto federal que incide sobre produtos da indústria nacional ou na importação de produtos estrangeiros.
São contribuintes do IPI:
– O importador;
– O industrial;
– O arrematador de produtos abandonados ou apreendidos, levados a leilão;
– O comerciante de produtos sujeito ao imposto.
Descontos, devoluções e abatimentos
Descontos, devoluções e abatimentos
Os descontos comercias ou incondicionais normalmente estão associados a clientes preferenciais ou a quantidade adquirida, esses descontos são dados no ato da operação. São redutores da receita bruta com vendas.
As devoluções correspondem a valores que foram, assim, correspondem a devolução de uma mercadoria já teria sido vendida
Os abatimentos são parcelas redutoras dos preços de compra em função de eventos ocorridos após a negociação, concedida pelo vendedor ao cliente, geralmente quando as condições estipuladas na contratação do produto não são atendidas.
Frete e seguro
Os fretes e seguros que são pagos pelo contratante durante o transporte do produto, devem ser incluídos no custo de aquisição, pois são valores que saíram do bolso do comprador para poder obter o produto.
Conclusão
Portanto, as operações com mercadorias e estoques constituem uma função vital em uma empresa, não podendo passar em branco no processo comercial. Essas operações podem determinar o bom funcionamento e o seu real lucro ou prejuízo durante o exercício social decorrente. Um bom aliado para facilitar todo esse procedimento é um bom sistema de gestão implementado na empresa, além de facilitar o seu trabalho poupa muito tempo que pode estar sendo desperdiçado atoa.
O que é e Como Fazer a Classificação de Estoque
Saiba como fazer emissão de nota fiscal num passo a passo simples. Veja também o que é este documento fiscal, para que serve e os seus tipos.
Quais são os 3 tipos de planejamento financeiro?
Saiba como fazer emissão de nota fiscal num passo a passo simples. Veja também o que é este documento fiscal, para que serve e os seus tipos.
Como Gerar o PDF de uma Nota Fiscal?
Saiba como fazer emissão de nota fiscal num passo a passo simples. Veja também o que é este documento fiscal, para que serve e os seus tipos.