Quais as principais diferenças entre B2B e B2C?
O modelo B2B, ou Business to business, é o modelo de negócio em que o cliente final é uma empresa e não um cliente ou pessoa física. Esse modelo é um tipo de empreendimento que sempre existiu, mas que aos poucos, foi criando demandas e estratégias para otimizar as vendas de uma empresa para outra.
O modelo B2C, ou Business to consumer, é um modelo onde o público-alvo da empresa é o consumidor final. Esse é o caso de lojas de vestuário, sapatos, móveis, supermercados, salão de beleza ou qualquer outro negócio que tenha o objetivo de vender para clientes final e não para empresas.
B2B e B2C: principais diferenças
Enquanto o B2C tem foco no consumidor final, o B2B abrange um outro público.
Sempre é importante ter em mente que os dois grupos contam com estratégias e necessidades bastante distintas. O público alvo do modelo de consumidor final preza muito mais por aspectos do dia a dia, como estética do produto, promoções e resolução do problema imediato.
Ao se falar do B2B, deve- se olhar de outro modo, pois o consumidor preza por aspectos mais duráveis, como eficiência e experiência daquele serviço.
Pode- se dizer que no processo decisório do B2C, tem um maior peso emocional na hora da compra, enquanto no B2B segue- se a linha racional.
Isso pode se dar por uma simples observação, um cliente que irá fazer a compra de uma camiseta não tem as mesmas necessidades e objetivos de uma empresa que faz a compra de um software para controle por exemplo, são visões totalmente diferentes.
Principais vantagens do B2B
Os clientes B2B têm demandas maiores e mais complexas, isso exige um processo comercial mais longo e personalizado. Mas que no final de todo o esforço, existem vários benefícios.
Algumas das vantagens que podem ser citadas são: receita recorrente, estratégia de preço e a retenção de clientes pelo bom relacionamento.
Receita recorrente: um relacionamento prolongado com as empresas, permite que o seu negócio tenha receitas recorrentes, seja por contratos, qualidade ou bom atendimento. Ao fazer um controle de seus clientes B2B, você pode observar a regularidade de suas compras, oque permite que sua empresa ofereça propostas condizentes com a realidade e necessidade de consumo do cliente, fazendo com que gere receita para você.
Estratégia de preço: as negociações envolvidas no B2B envolvem um maior volume de produtos ou serviços prestados. Isso faz com que os vendedores possam negociar seus produtos com uma maior margem. Assim, os vendedores não ganham apenas pelo lucro de cada produto, mas também ganharão pelo volume de vendas.
Retenção de clientes: como o processo é longo, ele exige alguns investimentos e estratégias para o prolongamento dessas relações, onde esse processo permite diluir os gastos inicias com a receita feita pela captação de clientes.
Assim, a retenção de clientes permite novas oportunidades comerciais, já que você acompanha a evolução do seu cliente sabendo quais serão as necessidades futuras.,
Principais vantagens do B2C
Trabalhar com esse modelo agrega inúmeras vantagens para sua instituição. Por isso, é importante desenvolver estratégias de venda que realmente façam sentido e aumentem a possibilidade de conversão.
Uma das principais vantagens desse modelo é a interação direta com o consumidor e uma troca de experiência muito mais rápida, o que dá para sua empresa uma maior agilidade.
Dessa forma, deve- se trabalhar por canais de relacionamento com o cliente. As redes sociais são uma ótima estratégia, atualmente, pois ela nutre o consumidor com diálogo e informações que sejam de seu interesse.
A experiência do cliente é outro ponto muito importante, pois pequenas atitudes podem fazer total diferença no atendimento. O vendedor deve mostrar que escuta realmente seu cliente, entender o que ele precisa e saber a hora oportuna de fechar o negócio, sem forçar a compra.
Essas atitudes já podem fazer com que aumente muito a satisfação do consumidor final.
Conclusão
Muitas pessoas não sabem diferenciar esses dois modelos de negócios, isso pode atrapalhar o desenvolvimento da sua empresa. Assim, é sempre bom ter uma visão sobre qual tipo será seu consumidor final, pessoa física ou uma empresa.
Tendo essa visão crítica, o seu operacional de vendas pode ter um grande crescimento, pois você pode ser mais assertivo na hora do seu atendimento.
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