Como os ERPs e empresas estabeleceram uma nova relação de confiança e entrega de resultados pautada em conhecimento técnico de mercado e inovação.
Antes de observarmos a relação atual entre os sistemas de gestão e empresas, é necessário entender como este relacionamento foi construído. Em um passado ainda não tão distante, entre os anos 80, 90 e 2000, os ERPs (Enterprise Resource Planning), eram ferramentas de luxo, apenas grandes empresas que contavam com grandes quantidades de recursos financeiros e humanos podiam usufruir desta ferramenta.
Os altos preços e complexidade de utilização centralizavam a utilização desta ferramenta neste seleto número de empresas, algo que não era acessível para a grande maioria do público na época.
Hoje o cenário é outro, ao final dos anos 2010 houve uma grande ascensão tecnológica dentro do âmbito empresarial, tornando o ERP uma ferramenta não apenas de luxo, mas sim necessária para uma gestão pautada em dados concretos e informações confiáveis.
Esta democratização do uso da tecnologia fez com que empreendedores e gestores tivessem acesso direto a informações valiosas sobre seus negócios e agora podiam decidir como conduzir seu negócio. Isso alterou drasticamente como o mercado se comportava perante às mudanças.
Hoje certamente ainda há uma certa dificuldade em compilar todas essas informações e organizá-las de forma clara e objetiva, e é aí que surgiu esta nova e tão produtiva relação entre ERP e empresas, já que somente exercer as atividades padrões de um ERP já não era mais o suficiente, uma participação mais ativa e produtiva se faz necessária.
Agora juntos, estes softwares e empresas conseguiram alinhar as necessidades e ofertas, favorecendo os ganhos de qualidade nos serviços prestados e atendimento de necessidades por parte destas empresas e os ganhos são extremamente perceptíveis quando há sintonia entre as duas propostas.
Ganhos para as empresas: Um dos maiores ganhos e é algo extremamente perceptível, é que muitos negócios que antes não tinham a possibilidade de estabelecer processos organizacionais, financeiros e administrativos sólidos e confiáveis, agora contam com a ajuda de quem mais participa destas operações: seu sistema ERP.
Todas as atualizações processuais, tributárias e tudo que envolve o mundo empreendedor são repassadas para seus clientes de forma simplificada e transparente em materiais de apoio ou até mesmo durante a construção do relacionamento.
Evidente que este ganho foi muito bem recebido por parte das empresas, mas além disso estes sistemas viram novas formas de prestar serviços cada vez mais participativos às empresas.
Ganhos para o ERP: A possibilidade de educar os usuários gerou aprendizado para ambos os lados e isso gerou uma confiança mútua.
Essa ponte foi frequentemente nutrida, fortalecida e estes empreendedores estão cada vez mais entendidos sobre o sistema e suas funcionalidades, potencializando o uso desta ferramenta em quase sua totalidade. Módulos ou pontos de aplicações que antes eram pouco utilizados, agora são parte das estratégias das empresas na condução da gestão.
A educação dos usuários permitiu também uma diminuição de utilização dos canais de atendimento, afinal, os usuários estão cada vez mais capacitados e treinados, portanto se sentem mais confiáveis para contornar os problemas cotidianos partindo de ações dos próprios usuários.
Além disso, os feedbacks gerados pelas interações entre a equipe prestadora de serviços e os clientes promoveu alterações pensando e visando justamente nas melhorias destes sistemas.
Como já o esperado, a satisfação dos clientes aumentaram e promoveram uma nova era na forma de comercialização destes sistemas, colocando o cliente no centro de tudo que é desenvolvido.
Conclusão
Como observado, o cenário fora muito alterado durante a última década. Esta relação que antes era dificultada e distante, agora é extremamente produtiva para ambos os lados e está mudando a forma de fazer negócios produtivos e extremamente duradouros.
Empresas agora prezam por investir em tudo o que um software pode entregar no aspecto técnico e informativo para serem mais produtivas e converterem os investimentos em ganhos incríveis.
Identificar um sistema que esteja pronto para abordar uma relação desta forma e entender as necessidades do seu mercado, se tornou extremamente necessário e prioridade para empresários de todos os tamanhos.
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