O que é Design Thinking?
O design thinking (processo criativo) é uma incrível metodologia que visa a elaboração e aprimoramento de ideias para transformá-las em grandes projetos. Este processo visa principalmente encontrar ideias criativas e inovadoras com aplicação prática em um determinado cenário em busca de uma solução para um problema ou aprimoramento em uma determinada área da empresa ou até mesmo produtos. Um dos pontos positivos desta metodologia é que ela é extremamente democrática e que existe a possibilidade de integração entre todos os colaboradores e envolvidos, aumentando o engajamento entre colaboradores.
Pode-se dizer também que o design thinking é um ponto de convergência entre o pensamento corporativo e o criativo, mesclando lógica e criatividade em busca de soluções práticas e inovadoras.
Visto que o Design Thinking possui uma característica inovadora e prática, estes aspectos fizeram esta metodologia ganhar força nos bastidores das maiores empresas em diversos segmentos de mercado e agora vêm sendo praticada por empresas de todos os tamanhos. Confira o que é necessário para começar:
Etapas do Design Thinking
- Diagnóstico: neste primeiro momento, é importante que se entenda o que você e as pessoas envolvidas sabem sobre o problema ou melhoramento necessário, seja no aspecto financeiro, administrativo ou até mesmo de tempo. Vise o impacto positivo que a solução definida terá na vida dos envolvidos, sejam eles colaboradores, clientes ou a sociedade em geral. Se tudo isso foi analisado e uma nova solução causará um impacto positivo no produto final ou em ganhos, chegou a hora de avançar para a próxima etapa.
- Questione tudo o que for possível: esteja apegado às perguntas e o resultado que as respostas das mesmas podem proporcionar. Perguntas como “o que?”, “como?” e “por que?” são ótimas para encontrar respostas, mas vá além e encare a situação como uma oportunidade de crescimento para a empresa e os envolvidos.
- Visualização: crie visualmente indicadores e gráficos que facilitem a análise das ideias propostas, use qualquer recurso disponível para esta visualização ocorrer: post-its, quadros, paredes ou até mesmo recursos gráficos mais avançados serão necessários para todos visualizarem o que está acontecendo.
- Criação de propostas: agora que todos já estão informados sobre o que está acontecendo e entendem a situação, chegou a hora de serem criados os caminhos para corrigir a situação. Todas ideias são válidas e muito provavelmente a solução será o resultado da união de todas estas ideias.
- Protótipo: chegou a hora de colocar a mão na massa, crie maneiras de colocar as ideias selecionada em uma fase de “teste”. É importante que este protótipo interaja com as pessoas envolvidas pois assim sua efetividade será realmente testada.
- Teste melhorias: após implementada a ideia, continue monitorando seu desempenho. É uma ótima maneira de manter seu acervo de ideias e melhorias abastecido com dados e feedbacks.
Dicas adicionais
Esteja junto ao problema: mesmo que doa encontrar os defeitos da sua solução ou empresa, é importante para o processo de melhoria. Assim você estará em constante evolução e amadurecimento.
Colete dados: durante o acompanhamento, realize anotações, registros e até mesmo desenhos ou gráficos sobre as ideias que estejam surgindo. É incrivelmente produtivo você visitar seus antigos registros criativos.
Conclusão
Por fim, entendemos que o design thinking é uma metodologia desafiadora e produtiva e que pode ser aplicada sem muitas dificuldades. Pequenas empresas ou startups usam muitas vezes o design thinking como parte do cerne de sua operação.
A busca por novas soluções é o maior propulsor de novos empreendimentos e implementa espírito inovador e agrega tanto para os colaboradores quanto para o produto final e seus clientes, provocando uma simpatia quase instantânea do público que busca por coisas novas e estimulantes.
Maravilhe-se no campo das ideias e do empreendedorismo.
E aí, o que achou? Conte pra nós como funciona o processo criativo da sua empresa!
Quer saber como um software de gestão pode auxiliar no processo criativo de uma empresa? Clique aqui e entre em contato com a gente! Será um prazer lhe ajudar.
Vendas: Como programar suas vendas para o Natal
Muito em breve, o comércio varejista brasileiro estará vivenciando um novo natal, em todo o país[…]
Gestão financeira: Confira a importância de manter o controle financeiro da empresa.
De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia[…]
Os três pilares de uma gestão empresarial exemplar.
Não existe fórmula mágica, uma boa gestão empresarial é sustentada por uma série de técnicas e conhecimentos que[…]