Em um mundo altamente informatizado e com uma velocidade de transição de dados altíssima, estamos habituados a gerenciar diversas atividades que geram dados e informações. Desde redes sociais, até mesmo em nossos negócios, estas gerações de dados costuma a ser mal administrada ou muitas vezes ignorada. Em pequenas empresas, a gestão de dados costuma a ser simplificada, analisando apenas os resultados de vendas estas empresas tem dificuldades em encontrar as causas de determinados indicadores ou se precaver de problemas que poderiam ser facilmente evitados.
Como iniciar esta análise? Como buscar esta gestão aprofundada? É exatamente sobre isso que falaremos hoje.
Entendendo seu nicho de mercado
Entender seu nicho deve ser o primeiro passo. Esta etapa pode ser mais teórica, mas é fundamental para a orientação lógica de algumas atividades que serão desenvolvidas, um exemplo a ser observado são lojas de roupas. Estas empresas trabalham em um nicho extremamente volátil no quesito de gostos e preferências dos clientes. Porém, como identificar que estas preferências estão mudando? Muitos lojistas utilizam a intuição e hora ou outra acertam, mas há uma forma mais estratégica e certeira de entender o comportamento do mercado com base no feedback das próprias vendas da empresa.
Obtendo um feedback de seu próprio negócio
Se a empresa já conta com um ERP, este caminho se torna relativamente mais fácil. Com ele é possível aprofundar a visão sobre o andamento das vendas por produto, período, vendedores ou até mesmo clientes.
Analisando as vendas
Indicador muito utilizado, porém de forma equivocada. Muitas empresas analisam apenas o montante final, sem analisar o desempenho de cada produto isoladamente ou por sessão de produtos. No caso citado de lojas de roupas é de conhecimento geral que há uma quantidade de produtos variados muito grande e isso inviabiliza a análise mais aprofundada de cada um, porém, ao analisar o desempenho das sessões ou tipos de produtos podem dar um direcionamento aprimorado na condução das promoções ou até mesmo na compra de produtos.
Principais indicadores
Para aprimorar ainda mais o gerenciamento de dados há algumas métricas que podem auxiliar na gestão estratégica.
- Comparativo entre compra e vendas;
- Vendas por produto;
- Vendas e devoluções;
- Movimentações de caixa;
- Compras;
- Condicionais;
- Movimentações de estoque;
- Contas a receber/pagar;
- Inventário de estoque;
- Movimentações por produto;
- Comparativos entre compras e vendas;
- Produtos em estoque.
Adotando a visão estratégica
Com estes indicadores em mãos, é possível estabelecer uma correlação e entender melhor como cada setor está performando. Como por exemplo a relação de compras e vendas para identificar a cobertura de estoque, a relação de compras e vendas para definir uma política de compras, ou até mesmo as movimentações por produtos para definir promoções ou identificar um aumento na procura e reajustes de preço! As possibilidades são infinitas!
Fornecimento de dados
Toda esta teoria e relatórios podem parecer complexos no início, porém, se aplicados corretamente e de uma forma facilitada se tornam um hábito e aprimoram a gestão da empresa. Para isso acontecer, ela deve contar com um fornecimento de dados completo via ERP, que centraliza, processa e fornece estes relatórios que facilitam a leitura e auxiliam na tomada de decisão. Se você ainda não sabe o que é um ERP clique aqui e confira o que é e tudo o que esta ferramenta pode oferecer.
Conclusão
Analisando este cenário, podemos afirmar que a tomada de decisão passa diretamente pelo fornecimento de dados, não é mesmo? Portanto, o ERP se tornou o aliado número 1 para estas pequenas empresas conseguirem disputar no competitivo mercado brasileiro. Além do fornecimento de dados, esta ferramenta integra os departamentos e acelera a comunicação entre vendas, compras, estoque e demais setores fornecendo um terreno sólido para a tomada de decisão nos indicadores de desempenho de cada área da empresa.
Ficou alguma dúvida? Quer conhecer a ferramenta completa que auxiliará na aplicação de todo este conhecimento? Clique aqui e entre em contato com nossa equipe. Será um prazer lhe ajudar!
Imagem relacionada ao artigo abaixo: