Controle de estoque: Análise de curva ABC
Gerenciar o estoque e suas rotinas costuma a ser uma dificuldade maior do que o esperado na maioria das empresas. A dificuldade em encontrar profissionais qualificados e os complexos sistemas de armazenamento, acabam tornando o estoque uma dor de cabeça quase que irremediável e por isso vão caindo no esquecimento.
Observando esse cenário, especialistas desenvolveram novas metodologias com o intuito de auxiliar e simplificar esse controle. A Curva ABC é uma delas, e esta moderna metodologia visa simplificar o modelo de classificação de itens, auxiliando na gestão de estoque.
Esse modelo visa estabelecer as características que definirão a classificação de estoque em um número menor de diferenciações. Sendo majoritariamente dominado pela classe onde há maior rotatividade, esta metodologia busca facilitar a separação dos itens de maior rotatividade permitindo uma classificação quase intuitiva, favorecendo o reabastecimento e facilitando a análise de cada classe.
O que é Curva ABC?
Como já mencionado, essa metodologia visa a separação dos SKU’s usando algumas métricas e levando em consideração características de giro, valor, variabilidade, margem, ruptura, investimento e cobertura.
Se pararmos para analisar, ter que separar todos esses itens e variações em suas respectivas classes seria uma atividade quase inalcançável, não é mesmo? A Curva ABC visa justamente simplificar esse processo e estreitar estas diferenciações.
Notoriamente vemos que há três classes no modelo de exemplo, mas um dos pontos positivos desta metodologia é que ela é flexível e permite a inserção de mais categorias conforme a necessidade e não há relação da efetividade da metodologia com o número de classes.
Na exemplificação padrão, a classificação ocorre da seguinte maneira:
A: Classe com menor número de SKU’s, ela representa produtos de maior giro. Tendem a ter baixa variabilidade de venda ou consumo, ou seja, mantém uma constância nas métricas de saída.
A classe A também tende a tomar mais investimentos, afinal, são estes produtos que geram volume, isso reflete também na cobertura de estoque, causando menores rupturas (períodos de indisponibilidade) de estoque devido a sua alta rotatividade e previsibilidade.
B: Itens que não se encaixam ou são intermediários em todas ou maior parte das métricas estabelecidas, não apresentam um giro alto ou um giro baixo, esta classe é a responsável por abranger os itens intermediários.
C: Classe com maior de SKU’s e representa produtos que apresentam inconstância nas métricas de saída, hora estão em alta e hora em baixa. Tendem a ser produtos com maior margem de lucro pois geralmente possuem exclusividade ou escassez no mercado.
A classe C costuma a tomar menos investimentos ou com maior intervalo de tempo entre aquisições ou manufatura.
A cobertura de estoque desta classe pode sofrer alterações se houver demanda abrupta no mercado.
Aplicação
A melhor forma de aplicação deste modelo é em empresas onde uma porção pequena de produtos são responsáveis pela maior parte das vendas, assim uma grande porção de itens que não geram um volume de comercializações poderão ser melhor administrados. Neste modelo não significa exatamente que a classe A é melhor do que B ou C, apenas classifica pelos critérios estabelecidos.
A relação benéfica deste sistema com o seu estoque é a análise aprofundada, tanto no aspecto financeiro quanto quantitativo, ou seja, a partir destas métricas é possível estabelecer itens prioritários e preteridos em seu sistema de compras.
Um dos pontos positivos de agrupar estes itens em classe é a visão global sobre um grupo de produtos, facilitando promoções ou evitando novas compras desnecessárias, promovendo um controle e layout bem definido e funcional para o seu estoque.
Claramente para ser mensurado todos estes aspectos do estoque, será necessário dispor de um software de gestão, o qual fornecerá todos os dados necessários para ser realizada a classificação inicial e posterior reclassificação destes itens.
E aí? O que achou? Conte pra nós seu maior desafio ao gerenciar seu estoque.
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