É certo que os negócios gastronômicos sempre procuram os melhores chefs no mercado. Mas sabia que um profissional responsável pela gestão de bares e restaurantes é tão importante quanto?
Isso porque é ele quem vai acompanhar todos os dados e indicadores de desempenho, por exemplo, para procurar alcançar melhores resultados.
Logo, a verdade é que por trás de todo estabelecimento de sucesso, existe um bom sistema de gestão para bares e restaurantes.
Por isso, é de extrema importância que todo empreendimento tenha conhecimento e invista nessa área.
Neste conteúdo, você vai aprender o que é e como fazer um gerenciamento de bares e restaurantes, além de dicas para otimizar e atrair mais clientes.
Vamos lá!
O que é gestão de bar e restaurante?
A gestão de bares e restaurantes é o processo de monitorar as atividades que compõem a rotina desses estabelecimentos para pensar em melhorias e entregar mais qualidade.
O termo gestão pode ser bem amplo, mas no geral se refere ao acompanhamento dos recursos disponíveis e atividades necessárias para alcançar objetivos. Assim, é possível fazer o estabelecimento crescer.
Todo gestor deve estar atento aos detalhes para cobrir áreas como atendimento ao cliente, rotina de compras e vendas, recursos financeiros, qualidade dos produtos, entre outros setores.
Além disso, é necessário ter o controle do sistema de estoque inteligente, organizar as habilidades dos funcionários e estar por dentro das estratégias de marketing, que vamos falar mais a frente.
Em resumo, é como se o gestor fosse a cabeça pensante que coloca em prática o que é preciso para que o negócio funcione.
Administração x Gestão de Bares e Restaurantes: qual a diferença?
Embora sejam conceitos que compartilham semelhanças, administração e gestão de bares e restaurantes têm diferenças entre si.
A administração é mais voltada para a análise do mapeamento dos processos, métricas e indicadores de desempenho. Isto é, envolve mais a parte analítica de todo o negócio.
Já a gestão contempla muito da administração, mas procura focar mais na prática e na realização das estratégias.
Como atrair clientes para um bar ou restaurante?
É fato que os clientes são a base para que qualquer empreendimento cresça. Nesse sentido, existem algumas estratégias que são utilizadas para atraí-los cada vez mais.
Uma delas é apostar em um bom ambiente para criar um clima agradável e aconchegante. Outra é garantir que o atendimento deixe o cliente completamente satisfeito e queira retornar para o estabelecimento.
Uma outra opção é o uso de tecnologias para o autoatendimento. Muitas empresas usam o totem para isso. Inclusive, a pesquisa Self-Checkout System Market Size by Solution indicou que o mercado dessa tecnologia deve crescer 11% ao ano até 2027.
Ou seja, cada vez mais as empresas procuram adotar tecnologias como essa para facilitar a vida do cliente.
Por fim, mais uma dica é investir em estratégias de divulgação nos meios tradicionais e digitais.
Dicas para otimizar a gestão de bares e restaurantes
Toda gestão de bares e restaurantes pode ser otimizada para que os processos fiquem mais eficientes.
Isso é feito com novas práticas e tecnologias, que vamos mostrar a seguir:
Entenda o que funciona para o público-alvo e localização do estabelecimento
Um dos pontos mais importantes para otimizar qualquer gestão é conhecer o público-alvo da empresa, ou seja, o perfil ideal do cliente que frequenta o estabelecimento.
Assim, fica bem mais fácil traçar perfis de comportamento e alinhar a comunicação para que ela seja mais assertiva.
Além de que entender o cliente ideal é recomendado para pensar a localização do negócio, de tal forma que fique de fácil acesso para ele.
Defina uma estratégia de preço
Nem sempre o preço de um produto deve ser calculado somente pelo custo de produção. Uma estratégia por trás, inclusive, é uma ótima forma de fidelizar mais clientes e otimizar a gestão do estabelecimento.
Por exemplo, uma ideia é criar preços sazonais, como colocar determinadas refeições mais baratas em um certo dia da semana ou época do ano.
Isso faz com que os clientes queiram frequentar essas datas específicas determinadas na estratégia do preço.
Faça uso e saiba o que é um organograma de um restaurante ou bar
Outra forma de otimizar o sistema de gestão para bares e restaurantes é com o uso de organogramas.
Basicamente, são ferramentas visuais que ajudam a organizar de maneira mais eficiente os funcionários e as demandas de cada um.
Desse jeito, fica mais fácil estabelecer quais são as prioridades e responsabilidades deles.
Faça uma boa gestão de cardápios e bebidas
Uma boa gestão de cardápios e bebidas é outra estratégia para otimizar o sistema de gerenciamento dos empreendimentos.
De forma concisa, isso envolve ter um planejamento por trás dos cardápios para que agradem os clientes, tenha os alimentos sempre disponíveis e uma boa gestão e organização de adegas, além de proporcionar excelentes experiências gastronômicas.
Invista em estratégias de Marketing no Instagram e em outras redes sociais
A pergunta aqui é: como os clientes tomam conhecimento de bares ou restaurantes que frequentam? Muitas vezes, por meio de anúncios tradicionais, no Instagram ou nas redes sociais em geral.
Portanto, o marketing é um ponto fundamental para otimizar a gestão dos estabelecimentos e conversar com os clientes ideais.
Vale a pena lembrar da importância de conhecer o público-alvo para traçar boas estratégias de marketing.
Invista em Educação e em cursos online para gestores de bares e restaurantes
Por fim, a última dica para um gerenciamento otimizado é investir em educação, como um curso de gestão de bares e restaurantes.
Capacitação são sempre bem-vindas para que gestores desenvolvam habilidades de liderança e gerenciamento.
Desse jeito, é possível aplicar estratégias mais eficientes para alcançar mais resultados.
Como funciona o gerenciamento de bares e restaurantes?
O gerenciamento de um restaurante ou de um bar envolve vários setores como relações exteriores, marketing, controle de estoque, organização de equipes e o atendimento ao cliente.
Então, esse processo funciona a partir de um planejamento estratégico e com ajuda de ferramentas de gestão integrada.
Para isso, é preciso conhecer bem o mercado, observar as tendências, monitorar a concorrência e ter bem estabelecido um plano de metas e resultados.
Quais controles essenciais devem ser realizados no restaurante ou bar?
O sistema de gestão desses empreendimentos deve ter controles essenciais como o de estoque, compras e suprimentos, processos internos, atendimento ao cliente e balanço financeiro.
Esses são setores essenciais para que o negócio mantenha o funcionamento e consiga se destacar no mercado. E todas essas áreas são, praticamente, ligadas uma na outra.
Imagine ter um planejamento para compras e deixar de lado a gestão de estoque? Pouco adiantaria, certo?
Por isso, vamos falar sobre a importância de um controle de estoque.
Como fazer gestão de estoque de bares e restaurantes?
Uma gestão de estoque de bares e restaurantes eficiente requer um controle do fluxo de mercadorias, para saber a entrada e saída de cada item, e o acompanhamento diário para fins de organização.
Isso é essencial para ter um planejamento sobre o uso dos alimentos, até para evitar que eles estraguem e sejam desperdiçados.
Softwares e outras tecnologias podem ajudar na automatização desse fluxo de mercadorias, além de proporcionar integração entre as áreas.
No geral, ações voltadas para a redução de perdas também ajudam a fazer uma gestão de estoque eficiente.
Quais são as tendências globais para bares e restaurantes inovadores?
Como você já sabe, um bom gestor tem que estar atento para os detalhes, que incluem as tendências globais que podem ajudar a inovar o empreendimento.
Uma das maiores tendências é o delivery, que facilita bastante o consumo por parte dos clientes.
De acordo com uma pesquisa da empresa Kantar, o delivery aumentou de 80% para 89% se for comparar os anos de 2020 e 2022. Ou seja, está em constante crescimento e é uma boa aposta para os estabelecimentos que querem aumentar as vendas.
Outra tendência é o cardápio digital, que pode ser acessado por QR codes, aplicativos ou até mesmo sites dos estabelecimentos. Isso ajuda os negócios a economizarem gastos com impressão e ainda é um meio mais interativo para interagir com o cliente.
Por fim, mais uma tendência que vale a pena ficar de olho são as formas de pagamento disponíveis. O PIX, por exemplo, é uma modalidade que já se estabeleceu no mercado e é bastante procurada pelos consumidores.
Solução empresarial para uma gestão de qualidade e para otimizar os resultados
A gestão de bares e restaurantes pode parecer complicada por envolver muitos setores, mas isso só mostra a necessidade de ter soluções tecnológicas que ajudam na otimização e automatização dos processos.
Nesse sentido, você pode contar com o software ERP da Okton, que oferece um modelo de gestão integrada entre todas as áreas.
A ideia é exatamente facilitar o gerenciamento do dia a dia dos negócios e descomplicar os processos.
Isso quer dizer que o software da Okton oferece solução para gestão de bares e restaurantes ao reunir tudo em uma única plataforma intuitiva de ser usada. Com ele, é possível manter os estabelecimentos sempre em ordem.
Descomplique a gestão do seu bar e restaurante com a solução tecnológica da Okton!
Conclusão
Viu como é importante investir em uma boa gestão de bares e restaurantes?
Normalmente, essa é a chave para ter um negócio inovador consolidado no mercado, que tem clientes fidelizados e alcança cada vez mais resultados.
Se esse conteúdo foi útil para você, aproveite para aprender mais sobre como administrar uma loja!
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