Balanço Patrimonial: O que é? Como é feito?
O Balanço Patrimonial é um relatório que indica qual a situação da empresa em relação as finanças e seu patrimônio, geralmente ele é feito em um período específico. Esse demonstrativo é de total relevância em seu negócio, pois com ele é possível saber o valor da sua organização, o que o torna o principal demonstrativo financeiro para sua instituição.
Esse documento revela um panorama geral sobre o quadro econômico e contábil da instituição, onde são informados todos os direitos e obrigações.
Geralmente, o Balanço Patrimonial é solicitado anualmente. Além disso, esse demonstrativo deve ser entregue ao final do exercício social da empresa.
Para que serve o Balanço Patrimonial?
O Balanço Patrimonial tem como objetivo fazer uma representação qualitativa e quantitativa de todos os bens que a empresa possui. Devido a sua padronização, fica muito mais fácil enxergar as informações que estão relacionadas à empresa.
Esse demonstrativo é organizado em ordem decrescente no grau de liquidez, isso quer dizer que as contas que têm um prazo mais urgente para pagamento, são colocados no topo do Balanço Patrimonial. E os valores com prazos maiores para quitação ficam localizados mais para o final do demonstrativo.
Hoje, através do Balanço Patrimonial é possível que a empresa tenha algumas informações relevantes para seu operacional, assim, deve- se observar alguns benefícios desse demonstrativo, que são:
– Diagnostico das origens das despesas e dos recursos da empresa;
– Uma análise da performance do estabelecimento, por meio de um histórico do patrimônio;
– Identificar urgências financeiras da empresa;
– Calcular o valor da empresa, por meio dos ativos ou patrimônio líquido;
– Encontrar dados úteis para interessados ou investidores;
– Facilitar o planejamento fiscal e tributário;
– Determinar os ganhos dos sócios com a empresa.
Contas que integram o Balanço Patrimonial
Depois de um conceito formado sobre o que é o Balanço Patrimonial, é necessário conhecer as contas que formam o esse demonstrativo, que são três: Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido.
De um lado do demonstrativo ficam os ativos e do outro lado os passivos e o patrimônio líquido.
Ativo
O ativo acumula os bens e direitos da instituição. No ativo, qualquer patrimônio, direito ou posse de algum negócio entram nesse rol, desde que tenha um benefício ou ganho econômico.
São os ativos que explicam onde os recursos da instituição estão empregados, esse é dividido em ativo circulante e ativo não- circulante.
Ativo circulante
O ativo circulante é composto por recurso que a empresa possa converter em dinheiro a curto prazo, são os chamados recursos de liquidez imediata. Vamos listar os principais componentes do ativo circulante.
Caixa e equivalente ao caixa
São os bens com liquidez mais imediata que a empresa tem. Para ser considerado caixa ou equivalente, ele deve ter liquidez imediata e um resgate rápido com um risco de mercado mínimo.
Estoque
Nas empresas que possuem estoque, esse item precisar ser contabilizado no Balanço Patrimonial. O estoque, são os produtos armazenados pela instituição, com a finalidade de ser vendido.
Impostos a recuperar
Os impostos a recuperar são os impostos subtraídos daqueles que você tem a recolher. Importante destacar que os impostos a recuperar podem ser classificados no ativo circulante ou no não- circulante.
Despesas antecipadas
A despesa antecipada, é algo que gera um direito para a empresa. O pagamento de um aluguel por exemplo, gera o direito de usufruir do imóvel alocado.
Contas a receber
Basicamente é um dinheiro que ainda não entrou na empresa, é uma conta que ainda será quitada por algum cliente
Ativo não-circulante
Os ativos não- circulantes, são formados por bens e direitos que tem um prazo maior que o exercício social da empresa. Em geral, dividido em quatro grupo, que são:
Ativo realizável a longo prazo
Esse, é composto por todos os bens e direitos que ainda irão entrar na empresa, mas que já estão previstos em orçamento e planejamento financeiro.
Imobilizado
O ativo imobilizado é todo bem corpóreo que a empresa detém para suas atividades. Geralmente são imóveis, veículos, móveis, equipamentos e outros.
Intangível
Esse ativo não possui presença física, porém trazem benefícios para a empresa. Seria o caso de marcas, patentes e softwares.
Investimentos
O investimento é uma aplicação financeira ou participação societária de longo prazo, que a instituição não pensa m vender a curto prazo.
Passivo
O passivo nada mais é do que as obrigações que determinada instituição detém. Podem ser tanto dívidas com empregados, fornecedores ou tributários.
Passivo circulante
O passivo circulante são as obrigações que a instituição possui com vencimento menor que o exercício social.
Passivo não-circulante
O passivo não- circulante são as obrigações que irão vencer no exercício social seguinte, são obrigações que devem ser pagas a longo prazo.
Patrimônio Líquido
O patrimônio líquido é a conta onde fica todos os rendimentos investidos na empresa. Essa conta é formada pelos resultados líquidos da empresa antes do fim do exercício social.
Contas Retificadora
As contas retificadoras são contas que possuem natureza contrária do grupo a qual pertence, por exemplo:
Contas do ativo possuem natureza devedora, assim as contas retificadoras do ativo possuem natureza credora.
Contas do passivo possuem natureza credora, assim as contas retificadoras do passivo possuem natureza devedora.
Contas do patrimônio líquido possuem natureza credora, assim as contas retificadoras do patrimônio líquido possuem natureza devedora.
Fórmula para cálculo do Balanço Patrimonial
Para fazer esse cálculo é bem simples, basta pegar o valor total de cada conta e aplicar na seguinte fórmula:
- Ativo= Passivo+ Patrimônio Líquido
Para saber a correta aplicação da fórmula, basta olhar se o total de ativos é igual a soma de passivos mais patrimônio líquido.
Conclusão
Portanto, o Balanço Patrimonial é um importante demonstrativo contábil, que não pode ser negligenciado pela empresa, pois caso deixe de fazê-lo, você pode estar assumindo o risco de futuros erros na empresa. O Balanço Patrimonial, como diz a lei das SA, deve exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício.
Conheça as funcionalidades da Okton e garanta o melhor para sua empresa!
Vendas: Como programar suas vendas para o Natal
Muito em breve, o comércio varejista brasileiro estará vivenciando um novo natal, em todo o país[…]
Gestão financeira: Confira a importância de manter o controle financeiro da empresa.
De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia[…]
Tributação e porte de empresas: qual a relação e como manter os pagamentos em dia?
Para a manutenção de um CNPJ, é essencial escolher um regime de tributação, já que esse, influência […]