Business Intelligence: o que é? Como utilizar em uma empresa?
Business Intelligence, ou BI como é popularmente chamado, é um conjunto de técnicas e conceitos que visam a coleta e a organização de informações sobre determinada empresa. Pode-se entender também que o BI é uma convergência entre a gestão técnica de uma empresa e a tecnologia municiada de dados e informações.
Esta metodologia visa principalmente auxiliar nos processos de tomada de decisão, tendo como principal fundamento o embasamento técnico nas informações adquiridas durante o processo.
Dentro desta metodologia existem algumas etapas a serem desenvolvidas e praticadas. Confira abaixo como funciona, como pôr em prática este conceito e como utilizá-lo da melhor forma.
Coleta e organização de dados: neste primeiro momento, é de fundamental importância obter dados e informações sobre a situação a ser resolvida ou plano a ser instaurado. Compilar e organizar estes dados são cruciais pois são com estes que a tomada de decisão levará em consideração no fim do processo. Para isso, então, será necessário que a empresa conte com um armazenamento de dados confiável e preciso. As fontes destes dados podem ser desde uma planilha, cadernos e outras fontes. Porém, como planilhas e cadernos exigem um preenchimento manual, é recomendado que a empresa conte com um sistema de gestão o qual possua estes dados precisamente registrados, afinal, a tomada de decisão levará em consideração as informações levantadas.
Análise e visualização: após coletados, estes dados devem ser analisados e mensurados. Esta etapa estará aberta a discussões, pois cabe aos gestores analisar e interpretar à situação em si. Possuir bons parâmetros de comparação auxiliará na efetividade da tomada de decisão, portanto, contar com um sistema de gestão poderá ajudar nesta etapa fornecendo os relatórios necessários.
Compartilhamento e monitoramento: é importante salientar que esta metodologia será mais efetiva se aplicada em um conjunto de pessoas. O compartilhamento e monitoramento dessas informações será mais proveitoso se houver um bom feedback entre os gestores ou até mesmo de pessoas que participam dos processos analisados.
Tomada de decisão: a partir deste compartilhamento, monitoramento de dados e informações é instaurado o processo de tomada de decisão, a qual deve ser embasada nas informações obtidas e nas competências dos gestores.
Como foi possível analisar, todo o processo foi construído com base nos dados obtidos, e este momento não é diferente.
Planejamento futuro: ótimo fator que joga a favor do BI, pois este processo favorece encontrar erros passados, entender porque eles ocorreram e planejar o futuro com base em seus acertos.
Com ele, também é possível mapear o andamento da empresa, visualizar quais setores possuem melhor desempenho e quais necessitam um melhor direcionamento.
Business Intelligence x ERP
É importante entender que o BI não é um sistema e depende do suporte de ferramentas modernas e um bom municiamento de dados. Um bom ERP pode ser o alicerce perfeito para o sucesso na aplicação da metodologia. Isto porque estes sistemas de gestão fornecem uma alta gama de informações e relatórios de todos os processos de uma empresa.
Benefícios de usar o BI:
Além de auxiliar na tomada de decisão, praticar esta metodologia implica em algumas melhorias no desenvolvimento sadio da empresa, confira:
- Auxilia empreendedores a conhecerem melhor o seu negócio: a constante análise de dados auxilia você a conhecer pormenores sua empresa e como ela se comporta perante os desafios que enfrenta.
- Auxilia e dá embasamento a tomadas de decisões: com todos estes dados, a confiança na hora de decidir um novo rumo ou estratégia se torna mais intensa.
- Facilita à rápida informação de gestores com dados concretos sobre as atividades desenvolvidas.
- Previne o risco de erros futuros: se algo é um vício constante e vêm causando problemas, certamente essa metodologia auxiliará a encontrar e resolver estes focos.
- Entrega resultados e informa a pessoa certa sobre o andamento da situação: o intercâmbio de informações e tráfego de dados auxiliam gestores e administradores a estar por dentro do andamento e resultado dos processos.
- Ganho de tempo: o acompanhar andamento das estatísticas auxilia gestores a se precaver antes de algo dar errado.
Conclusão
Agora que você já conhece o BI e o que precisa para implementá-lo, certamente encontrou uma saída para alavancar suas estatísticas e indicadores. As possibilidades que esta metodologia permite são inúmeras, e a aplicação em sua empresa certamente resultará em ganhos.
Ficou alguma dúvida? Quer saber mais? Entre em contato clicando aqui. Será um prazer lhe ajudar!
Vendas: Como programar suas vendas para o Natal
Muito em breve, o comércio varejista brasileiro estará vivenciando um novo natal, em todo o país[…]
Gestão financeira: Confira a importância de manter o controle financeiro da empresa.
De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia[…]
Os três pilares de uma gestão empresarial exemplar.
Não existe fórmula mágica, uma boa gestão empresarial é sustentada por uma série de técnicas e conhecimentos que[…]