Como alinhar o estoque com as demais atividades da empresa?

Avaliar, controlar e gerir a eficiência de um estoque, são atividades essenciais para destinar e monitorar recursos de maneira inteligente e eficiente.  

A falta de matéria prima, longos prazos para recebimento das compras efetuadas e a imprevisibilidade de receitas, alteraram a forma que muitas empresas encaram seu estoque. Muito além dos indicadores financeiros que um giro ou vasão de estoque apresentavam, agora eles indicam outros fatores interessantes sobre o desempenho da empresa nas áreas comerciais e operacionais.
Tendo isso em vista, confira os principais indicadores que podem ser criados para um controle de estoque exemplar e como relacioná-los com as demais atividades da empresa:

Tipos de indicadores

Entradas: Este indicador é de extrema importância para mensurar como está a pontualidade de seus fornecedores, auxilia na forma que suas compras serão conduzidas e como será definida a cobertura de estoque.

 

 

 Vale salientar, que este momento é importante tecnicamente para as conferências de mercadorias. Ter acesso facilitado ao pedido de compra, Nota Fiscal e facilidade de entrada destes produtos com as informações corretas nos âmbitos fiscais e gerenciais, é um dos principais recursos que um ERP deve contar para garantir a facilidade e agilidade no recebimento destas mercadorias.

Saídas: Indicador responsável por definir uma métrica para as saídas de estoque, este indicador não traduz efetivamente a quantidade de vendas pois está atrelado ao modelo de picking(coleta) que a empresa utiliza.
Supondo que a empresa trabalhe com um produto de alto valor agregado e trabalhe com prazos extensos de entrega, a venda foi efetivada em um determinado momento, mas a manufatura ou especificações da venda atrasa ou delonga o prazo da entrega, tendo isso em vista, a relação saídas de estoque/vendas auxilia também na organização do estoque como um todo.

Armazenamento: Permite a classificação específica de acordo com as características do produto, neste momento, é possível criar o endereçamento e adaptar o layout perfeito para as instalações físicas.
Outro fator importante deste indicador, é a relação que ele tem com a entrada e saída, sendo o intermediador destes outros dois indicadores, ele permite que seja implementado o modelo de estoque perfeito de acordo com o giro.

Ressuprimento: Importante indicador para saber a hora certa de comprar, ter o ressuprimento calculado com base nos relatórios de estoque e vendas, favorece a empresa a fazer compras programadas e de acordo com a necessidade efetiva. Evitando gastos desnecessários em setores que já estão bem abastecidos ou que estão operando em bons níveis quantitativos.

Como reunir todas estas informações?

Pode parecer um obstáculo intransponível, porém, graças aos avanços tecnológicos hoje o empresário ou gestor conta com uma série de ferramentas que trabalham ao seu favor no municiamento de informações.

Hoje é possível termos noções exatas de cada atividade de estoque com base em relatórios, padronizações de atividades e automatizações de processos.
Neste ponto entram os sistemas de gestão, com ele é possível integrar as atividades de compras, vendas, estoque e financeiro e demais setores de uma empresa em apenas uma ferramenta, facilitando a leitura do andamento das operações de cada um destes, isoladamente auxiliando nas tomadas de decisões baseadas em dados concretos e possibilitando a correção de problemas enquanto ainda estão no início.

Conclusão

Com o avanço do acesso à informação e tecnologia, hoje empresas de qualquer porte podem padronizar e aprimorar sua gestão de estoque com um direcionamento sólido e confiável. Desde as menores até as grandes empresas, trabalhar com as ferramentas disponíveis e acessíveis é o diferencial no competitivo mercado brasileiro.

Ficou alguma dúvida? Quer saber como colocar em prática e começar a mensurar seu desempenho de estoque? Entre em contato com nossa equipe. Será um prazer lhe ajudar!

 

Vendas: Como programar suas vendas para o Natal

Muito em breve, o comércio varejista brasileiro estará vivenciando um novo natal, em todo o país[…]

Gestão financeira: Confira a importância de manter o controle financeiro da empresa.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia[…]

Os três pilares de uma gestão empresarial exemplar.

Não existe fórmula mágica, uma boa gestão empresarial é sustentada por uma série de técnicas e conhecimentos que[…]