O que é frente de caixa e 10 vantagens de estruturar seu sistema

Você sabe o que é frente de caixa? Saiba neste blog!

Frente de caixa é um processo importante para promover a satisfação dos clientes.

Isso porque é um processo que ocorre no momento de conclusão da compra, depois de toda jornada do cliente.

Há dois entendimentos principais para a frente de caixa, que é o momento de conclusão da venda, bem como o espaço em que a venda é concluída.

A frente de caixa pode parecer uma etapa mais simples de ser organizada e administrada, mas, na verdade, é preciso se atentar a pontos importantes.

Por isso, neste artigo, vamos te explicar o que é frente de caixa, quais são as vantagens de estruturar um sistema do tipo, bem como a sua  importância.

Acompanhe o texto e boa leitura!

O que é frente de caixa

Frente de caixa é o local onde uma venda é concretizada, bem como o processo de conclusão da venda, em que o pagamento é realizado e o produto é entregue.

Trata-se de um processo que deve ser bem organizado. O ponto de venda (PDV), que também é um termo que se refere ao local de comercialização, por exemplo, precisa estar bem organizado, inclusive estrategicamente.

Além disso, o processo de conclusão de venda precisa ser bem estruturado, no qual pontos como atendimento e integração de pagamentos e instituições bancárias merecem atenção especial.

Para tornar o entendimento mais claro, vamos a um exemplo simples:

Quando você visita uma loja física de shopping, o espaço destinado para fila do caixa é a frente de caixa ou ponto de venda.

Ao entrar em contato com o profissional de caixa, o processo em que ele confere o seu produto, oferece um cartão da empresa e aceita o pagamento também é o frente de caixa.

É nesse momento que soluções e ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para uma conclusão de venda mais ágil e simples.

Além disso, o atendimento nesse ponto é bastante importante para que o cliente se sinta totalmente satisfeito.

Leia mais: Gestão de bares e restaurantes: soluções e como atrair clientes

O que significa PDV e qual sua relação com o frente de caixa

o que é frente de caixa

O ponto de venda (PDV) é o local onde a compra é concluída. Sendo assim, também pode ser chamado de frente de caixa.

Quando pensamos nesse espaço, é importante considerar muitos pontos.

Placas que indicam quais são as filas preferenciais, as filas comuns e as filas para pequenas compras são relevantes para facilitar a organização.

Algumas empresas optam por também indicar o tempo de espera da fila.

Os produtos que ficam expostos no caixa também são colocados estrategicamente.

Por isso, é importante ressaltar que o ponto de venda tem relação direta com o processo de conclusão de venda.

A importância da frente de caixa para supermercado, loja e comércio em geral

O processo de frente de caixa é bastante importante para todos os comércios que trabalham com venda, principalmente porque é uma etapa importante para agradar o cliente e deixá-lo satisfeito.
Quando o cliente fica altamente satisfeito, existem mais chances dele se tornar fiel ao seu negócio.
Cabe ressaltar que a frente de caixa é uma etapa que precisa estar quite com as legislações fiscais e contábeis.
Desse modo, ter esse sistema administrado corretamente evita maiores problemas com a fiscalização.
Vale citar ainda que a frente de caixa é justamente o momento em que se recebe capital. Por isso, estar bem estruturado nesse sentido impacta na lucratividade do comércio.

Frente de caixa: Função

A frente de caixa é responsável por duas funções bastante importantes para qualquer empresa, que são:

Chegada e registro de mercadorias

A primeira delas é a chegada da mercadoria e o recebimento de pagamentos. Ou seja, é justamente nessa etapa em que o cliente realiza o pagamento pelo produto que quer adquirir.

Por isso, é preciso contar com um bom atendimento, e uma variedade de opções de pagamento.

Por fim, é necessário citar a função da frente de caixa de emitir notas e cupons fiscais, adequando assim a empresa às obrigações fiscais e tributárias.

Para isso, se utilizam sistemas de gestão, como ERPs, que são sistemas de gestão dos recursos da empresa.

Integração financeira e Pagamento via Pix, cartão, dinheiro ou boleto

Outra função da frente de caixa é justamente integrar os meios de pagamento, seja cartão de crédito, cartão de débito, dinheiro, boleto ou PIX com instituições bancárias.

Todos os dispositivos de pagamento precisam estar integrados para facilitar a gestão da entrada e saída de capital nas contas bancárias.

Qual a diferença entre Sistema Retaguarda e Frente de Caixa?

A frente de caixa e o sistema retaguarda fazem parte do comércio, sobretudo varejista. Mas, no entanto, são conceitos diferentes.

O sistema retaguarda é responsável pela identificação e controle dos produtos, que compreende a conferência dos códigos de barras e leitores.

A frente de caixa, por sua vez, diz sobre o local onde o pagamento é feito, bem como o processo que envolve a conclusão da venda.

Portanto, ambos os processos são bastante relevantes para os negócios, mas são tratados de forma diferente.

Não à toa, existem softwares que unem o sistema retaguarda com frente de caixa e outros módulos que visam otimizar os processos de um comércio varejista.

Como aprimorar sua frente de caixa para executar as atividades com eficiência

o que é frente de caixa

Para aprimorar a frente de caixa, alguns processos podem ser desenvolvidos.

É importante primeiramente mapear quais são os maiores problemas encontrados no momento de concluir uma venda.

Às vezes, grandes problemas não são notados, mas de todo modo, é inegável que investir em melhorias pode trazer melhores resultados, sobretudo no que diz respeito ao relacionamento com o cliente.

Por isso, siga as seguintes dicas de como melhorar sua frente de caixa:

  • treine e motive a equipe de trabalho: é preciso qualificar o atendimento da sua empresa, bem como quais procedimentos devem ser seguidos para diversas situações. Deixar a sua equipe de caixa motivada também é importante;
  • otimize os processos: busque otimizar os processos. Busque disponibilizar mais pontos de venda, organize a fila, distribua melhor os caixas por categorias (geral, preferencial e poucos itens), e outros processos que podem agilizar a finalização da venda;
  • amplie a diversidade de formas de pagamento: busque expandir os meios de pagamento de seu comércio de acordo com a sua realidade. Aceitar cartões de crédito, débito, alimentação/refeição (quando for o caso), dinheiro e PIX é o mais básico e fundamental para todo negócio;
  • forneça um atendimento ágil e de qualidade: capacite os seus caixas para o melhor atendimento. Afinal, não são apenas os vendedores que são responsáveis pelo bom atendimento. O atendimento de qualidade na frente de caixa pode satisfazer os clientes;
  • invista em um sistema de gestão para frente de caixa: os sistemas de gestão são fundamentais para facilitar o processo de frente de caixa. Softwares podem tornar mais simples a emissão de notas e cupons fiscais, a integração com bancos, a produção de dados relevantes e uma melhor gestão de fluxo de caixa.

Por que vale a pena a empresa investir na estruturação da frente de caixa?

Vale a pena investir na estruturação da frente de caixa por diversos motivos. O primeiro deles é a fidelização do cliente, que pode acontecer quando ele nota um bom atendimento, filas mais ágeis e boas soluções de pagamento.

Além disso, a lucratividade do negócio é impactada. Primeiramente pelo maior retorno de clientes, e também por uma gestão organizada, que busca minimizar erros.

Um ponto muito valioso para o negócio atual é o estudo dos clientes por meio dos dados produzidos por um bom sistema, como o de frente de caixa.

Dessa forma, a jornada de compra pode ser otimizada, se tornando mais assertiva, e o atendimento pode se tornar mais personalizado.

10 vantagens de implementar um sistema bem estruturado de frente de caixa

Os benefícios de ter um processo de conclusão de venda bem estruturado são muitos.

Por isso, abaixo separamos as principais vantagens de implementar um bom sistema de frente de caixa. Veja:

  • satisfação dos clientes e dos colaboradores;
  • eficiência e agilidade nos processos;
  • integração de dados;
  • otimização de tempo;
  • maior controle e organização financeira;
  • facilitação do gerenciamento;
  • redução de falhas;
  • eficiência na emissão de notas fiscais;
  • redução de custos a longo prazo.

Frente de caixa: Sistema de gestão e a sua importância

o que é frente de caixa

Um sistema de gestão empresarial, sobretudo que contemple um sistema de frente de caixa auxilia na modernização dessa etapa.

O sistema de gestão facilita a emissão de notas e cupons fiscais, e integra esses dados para uma melhor gestão financeira.

As entradas e saídas podem ser vistas com facilidade por meio de uma interface gráfica simplificada.

Além disso, a integração com instituições bancárias muitas vezes é facilitada por softwares de frente de caixa.

A abertura e fechamento do caixa também pode ser realizado com auxílio de sistemas de gestão.

Os dados que são produzidos pelas vendas podem servir para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas de atendimento e venda.

Qual o melhor sistema de frente de caixa?

O melhor sistema de frente de caixa é aquele que melhor se adequa à necessidade do seu negócio. 

Ao considerar a melhor relação custo x benefício do mercado, o software da Okton é o melhor do mercado.

Por um investimento justo, é possível ter acesso a um sistema de frente de caixa e PDV, onde setores de estoque, financeiro e cadastros de clientes são integrados para uma melhor gestão.

É possível realizar todo o atendimento e emissão de notas fiscais em um sistema estável e de fácil entendimento.

O resultado desse investimento são menores filas, maior agilidade e maior satisfação dos clientes.

Conheça o sistema de gestão empresarial da Okton, que integra frente de caixa, PDV, estoque, financeiro, emissão NF-e e NFC-e e muito mais! 

Conclusão

Para quem busca entender o que é frente de caixa, este artigo pode ter sido bastante útil.

Como explicado no decorrer do texto, frente de caixa pode ser entendido a partir de duas distintas definições.

A primeira delas é o local onde o cliente conclui a sua compra. A segunda é o processo de finalização da venda, que envolve atendimento, organização de fila, uso de sistemas de gestão e integração dos meios de pagamento.

Leia também: “O que é cross selling: Exemplos e estratégias para sucesso de vendas”

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