O que é NSU(Número Sequencial Único) em uma NF-e? 

 

Conhecer as terminologias e nomenclaturas referentes á operações fiscais é de suma importância em uma empresa ou organização. Isso se dá, devido á agilidade em que eventuais problemas podem ser resolvidos com maior facilidade e assertividade por parte da organização.

Neste cenário, empresas que emitem a NF-e(nota fiscal eletrônica) muitas vezes não sabem o que é o NSU e ficam á mercê quando algum problema está relacionado a este.

O Número Sequencial Único, é um identificador da nota fiscal. Isto é, com ele é possível identificar a nota fiscal e facilitar acesso á estas e validar a originalidade das informações, como no exemplo abaixo:  

O que é NSU(Número Sequencial Único) em uma NF-e?

 

Podemos ver que o documento auxiliar da nota fiscal, demonstra que o número do documento é o 1234567891111110 e isto dá uma identificação exclusiva para este documento.

 

Como é gerado o NSU? 

O NSU é um código sequencial numérico gerado pela Secretaria da Fazenda(SEFAZ), este número é gerado para identificar uma NF-e(Nota Fiscal Eletrônica), uma Carta de Correção Eletrônica ou até mesmo um evento da NF-e.

Esta definição foi criada para permitir aos agentes envolvidos a consulta ao documento referente bem como suas informações.

Vale ressaltar, que o a NF-e e o NSU só serão gerados após as validações das informações contidas no documento. e após esta verificação, é gerado um arquivo no formato XML, que é acompanhado pela DANFE o qual é uma representação visual das informações contidas no arquivo gerado pela Secretaria da Fazenda.

 

NSU de notas destinadas

Outro NSU também existente é usado para realizar a consultas das notas emitidas para um CNPJ ou da própria empresa em questão. Este serviço é disponibilizado muitas vezes por softwares de gestão ou sistemas de emissão e recebimento de notas. Quando disponível á empresa, ela pode efetuar consultas das notas que foram emitidas para seu CNPJ, via intermediação de um ERP por exemplo e neste caso, o NSU será usado para referenciar as notas ainda não consultadas, tendo como base o NSU da última comunicação e não são os mesmos números sequenciais fornecido para notas fiscais.

 

Quais os ganhos em conhecer esta terminologia? 

Para lojistas e comerciantes em geral, aos quais trabalham com produtos com garantia vigente por parte do fornecedor, é de extrema importância este lojista conhecer e saber reconhecer os respectivos documentos. Isto se dá, devido ao fato de fornecedores em geral exigirem a NF-e de compra e muitas vezes um documento por parte do comprador para fazer a validação desta compra e por fim efetuar os reparos ou reposições necessárias.

 

Conclusão

Os ganhos em conhecer o que o NSU representa, bem como aonde está inserido pode ser facilmente percebidos em: ganhos de tempo e confiabilidade no levantamento de informações.
Entendido o que é o NSU, sabemos o que pode representar saber aonde está esta identificação. Ações de solicitação de garantia, trocas de produtos ou demais atividades que envolvam a identificação dos documentos fiscais. Para isso, o emissor de nota fiscal deverá contar com um bom sistema de emissão de notas fiscais, já que periodicamente podem ser exigidas consultas e levantamentos de notas fiscais referentes á suas vendas ou movimentações.

E aí, o que achou? Ficou alguma dúvida? Conte pra nós usando  o campo de comentários abaixo.

 

Rua São Paulo, 1015 - Centro, Francisco Beltrão - PR

© Projetado por Okton Sistemas ® l Todos os direitos reservados