Mas afinal, o que é e como funciona um certificado digital?
Um Certificado Digital funciona basicamente como a identidade de alguém, pode ser tanto de empresas quanto de pessoas. Esse documento é feito de forma digital e tudo o que é feito por ele tem validade jurídica, essa talvez uma das maiores vantagens.
Dentre os princípios da Segurança da Informação o Certificado Digital garante confiabilidade, autenticidade e não repúdio, assim, cada vez que é usado, uma assinatura digital é gerada.
Como adquirir um Certificado Digital?
Para adquirir um Certificado Digital basta ir até uma Autoridade de Registro ou em uma Autoridade Certificadora portando a seguinte documentação:
– Documento de identificação original: Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte ou outros documentos com foto como, OAB, CRC, CRM e etc;
– Cadastro de Pessoa Física: CPF;
– Comprovante de Endereço em nome do titular do certificado a ser validade;
Recomenda- se que o cliente apresente dois documentos de identificação diferentes, pois caso não haja clareza suficiente em documento apresentado, haverá necessidade de análise do segundo documento.
Há também documentos de apresentação opcional como: PIS, PASEP e Título de Eleitor.
Empresas obrigadas a usar um Certificado Digital
Todas empresas que seguem os regimes tributários do Lucro Real ou Lucro Presumido são obrigados a emitir Nota Fiscal, portanto, necessitam do Certificado Digital.
As empresas optantes pelo Simples Nacional, estão sujeitas ao uso do Certificado Digital, pois começou a ser exigida sua utilização.
No caso do MEI, em alguns estados não é obrigatória a emissão fiscal, caso o MEI quiser emitir a nota fiscal, deverá verificar se existe a necessidade do Certificado Digital e Inscrição Estadual.
Vantagens de usar um Certificado Digital
Além de obrigatório para exercer algumas funções dentro da empresa, é necessário observar os benefícios que o Certificado Digital proporciona a seus usuários, como:
– Assegurar a confiabilidade e aumentar a credibilidade em uma mensagem ou negociação;
– Reduzir custos com documentos que que precisam reconhecimento no cartório;
– Diminuir a burocracia;
– Proporcionar uma maior privacidade e segurança em transações.
Conclusão
Assim, o certificado digital desempenha um papel importante dentro da empresa, facilitando o trabalho e muitas vezes cortando custos. Além disso, ele garante a proteção em todas as transações eletrônicas realizadas, esse processo vem em constante evolução e busca minimizar as fraudes.
Se você está pensando em adquirir um certificado digital, a Okton pode te ajudar! Entre em contato com nossa equipe e um de nossos atendentes irão te mostrar como!
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